
Toda criança precisa ter sua independência estimulada. É dessa forma que ela desenvolve as habilidades necessárias para realizar as atividades diárias. Para crianças com TEA, esse cuidado também é importante, principalmente para fortalecer sua comunicação.
Essas ferramentas podem ajudá-la a expressar suas preferências, desejos e sentimentos. Uma delas é fornecer uma programação visual para ajudar na transição de uma atividade para outra. Reveja cada item com ela antes sempre que houver alguma alteração.
No post de hoje trouxemos 4 ideias! Confira:
Desenvolva habilidades de autocuidado
como escovar os dentes, pentear o cabelo e se vestir. Inclua essas tarefas na programação visual para que a criança se acostume a entendê-las como parte da sua rotina diária.
Ensine a pedir uma pausa
uma maneira que ela se sinta mais à vontade ao chegar em um ambiente onde se sente sobrecarregada. Embora pareça algo simples, ajuda a criança a recuperar o controle sobre si mesma e o ambiente.
Estimule a participação em tarefas domésticas
fazer com que a criança esteja mais presente nas atividades ensina a desenvolver a responsabilidade. O envolvimento nas rotinas familiares e a estimulação dessas habilidades são importantes para aumentar a autonomia no autismo.
Ensine habilidades de segurança
como praticar a andar nas ruas, identificar sinais de pedestres, de trânsito e outros marcadores de segurança importantes. Quando ela for capaz de se locomover sozinha, mesmo a pequenas distâncias, faça um cartão de identificação com seu nome, uma breve explicação de seu diagnóstico e um telefone de contato.