
Uma criança aprende todos os dias, e seus pais, educadores e cuidadores são suas principais referências. Por isso, eles devem assumir a responsabilidade de transmitir valores fundamentais para a formação da identidade de cada bambino.
Por criar expectativas, mesmo que de maneira inconsciente, esperamos que eles estejam sempre se superando e chamamos, com frequência, a atenção em algo que não fizeram bem. E se pudéssemos estimular essa conduta mais positiva reforçando o que ela já faz de bom?
Um abraço, um elogio, um presente, uma brincadeira são formas de estabelecer esse reforço positivo. Na prática, não deve ser usado para que a criança espere sempre uma recompensa por cada atitude correta e sim fazê-la compreender que suas atitudes têm consequências.
Esse cuidado deve ser feito não apenas quando a criança alcança o resultado almejado, mas também quando percebemos suas tentativas e empenho. Isso colabora para que ela sinta que está no caminho certo, ganhando autoconfiança.
Estimular o uso de reforços positivos é, antes de tudo, estimular a interação, o diálogo e a percepção na rotina de pais e filhos. Perguntar sobre as aulas e colegas, ajudar nas tarefas de casa, participar das reuniões e eventos, comemorar conquistas são algumas das possibilidades.
Como você trabalha o reforço positivo por aí?