A ciência ou terapia ABA trabalha com a análise funcional de comportamentos e tem como base dois princípios universais: aprendizagem e comportamento, sendo indicada para bambinos com transtorno do espectro autista. 

Em cada atendimento aprendo coisas novas, questões que só a prática e a experiência me permitem. Criar um relacionamento genuíno e construir uma base sólida é fundamental para que a criança se sinta segura e se desenvolva. 

A terapia ABA tem como objetivo trabalhar os comportamentos socialmente relevantes para a vida das pessoas ao ampliar os comportamentos desejáveis e úteis, além diminuir aqueles que são prejudiciais ou estão afetando negativamente o processo de aprendizagem. 

Ela auxilia no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir, sentar, esperar e imitar. Auxilia também na evolução das habilidades mais complexas, como conversar, interagir com outras crianças e realizar sua higiene pessoal. 

Embora não tenha sido desenvolvida especificamente para a intervenção no comportamento da pessoa com TEA, ela também participa da redução de comportamentos considerados socialmente inadequados ou indesejados, tais como autolesões, agressões físicas e verbais, acessos de raiva, crises de choro, etc. 

Deste modo, a terapia ABA é uma terapia comportamental que funciona porque é intensiva, sistemática e ensina habilidades para um transtorno que não é curável, mas é educável. Dessa forma, torna-se a mais adequada para a intervenção em crianças autistas.

Outro importante diferencial é a participação dos pais no processo, que recebem treinamento e assistência. Como as crianças podem se comportar de maneira diferente na clínica e em casa, é fundamental que pais e cuidadores saibam lidar com diferentes situações em diversos ambientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

plugins premium WordPress