
O cérebro é o órgão responsável por interpretar e regular as respostas comportamentais, se adaptando em resposta a adversidades significativas ou a experiências positivas. Na infância ele é extremamente plástico e essa interligação entre as experiências e as respostas individuais durante os primeiros anos de vida serão a base para todos os futuros processos de desenvolvimento.
Para trazer novas oportunidades de aprendizado é fundamental diversificar as experiências que os bebês vivenciam, priorizando um ambiente rico em acolhimento e interações. Esses momentos contribuem para um desenvolvimento saudável do cérebro, criando uma estrutura mais apta a superar dificuldades.
Aprender sobre os seus sentimentos, limites, funcionamento do próprio corpo e das emoções. As memórias afetivas permitem tudo isso, sendo uma importante ferramenta para um saudável crescimento cognitivo e emocional.
Elas podem ser construídas de diferentes formas, e a principal delas é passar mais tempo de qualidade com as crianças. Para isso, separe um período do dia para se dedicar exclusivamente ao seu filho. Você pode reservar um momento para fazer uma leitura, conversar sobre como foi o dia, brincar no jardim ou propor um jogo de tabuleiro em família.
Invista em atividades que despertem os sentidos, como fazer biscoitos juntos, brincar na areia da praia, cantar e dançar suas músicas preferidas. Participe também das atividades escolares, pergunte como foi a aula, ajude nas tarefas de casa e vá para os eventos e reuniões que a escola oferece.
A memória afetiva surge por meio de elementos sensoriais e emocionais. Quando sensações nos lembram de algo especial e nos ajudam a construir nossa história. Ao fortalecer os momentos com nossos bambinos temos mais chances de criar memórias afetivas capazes de ajudar no seu desenvolvimento emocional.