
Quando falamos em TDAH, normalmente pensamos em falta de foco ou atenção. Mas o hiperfoco também pode acontecer, já que a desregulação do transtorno também traz a capacidade de se concentrar em algo por muito tempo.
Seus primeiros sinais normalmente são notados no início do período de alfabetização, em que a criança apresenta dificuldades de aprendizado e no relacionamento com outras crianças, pais e professores.
No caso do TDAH, esse hiperfoco não é direcionado para qualquer atividade, sendo geralmente ativado quando eles estão envolvidos em situações que despertam seu interesse. Caso contrário, podem ocorrer desgastes, frustrações e sofrimentos.
O primeiro momento é cheio de curiosidade, seguido de animação. É bem possível que depois de um tempo venha a perda de interesse e, por último, o tédio. Com o acompanhamento de um profissional especializado, é possível gerenciar o hiperfoco da melhor forma para garantir uma infância segura e prazerosa para seu bambino!
A dificuldade no engajamento tem relação com as funções executivas. Pessoas com TDAH possuem um desenvolvimento cerebral atípico, com baixa produção de dopamina, por isso, não conseguem se engajar e persistir nas atividades.
Entre as abordagens envolvidas no tratamento, podemos destacar a terapia, a mudança no estilo de vida e a medicação. O ideal é que o acompanhamento seja feito por uma equipe multidisciplinar. Pais e responsáveis podem oferecer algumas atividades para ajudar a melhorar a concentração!
Jogo de memória – É uma ótima atividade pois estimula habilidades como o pensamento, a memorização, a identificação de figuras; o conceito de igual e diferente; a orientação espacial, entre outros.
Pintura e argila: essas brincadeiras permitem que as crianças se expressem por outros meios que não sejam a comunicação verbal. Também ajudam na autoconfiança, pois não há nenhuma abordagem adequada ou errada em utilizar os materiais.
Brinquedos de montar: Por serem fáceis de montar e manusear, os blocos são uma ótima opção para crianças que têm dificuldades de completar algumas tarefas. Isso porque eles permitem criações em um tempo curto, o que pode ajudá-la a adquirir confiança.
Prática de esporte: Assim eles gastam muita energia e aprendem a obedecer regras; a seguir orientações, etc. Melhor ainda quando praticados coletivamente.
Quebra-cabeças: Brincadeira que desafia a inteligência, estimula o pensamento lógico, a composição e decomposição de figuras, discriminação visual, atenção e a concentração.