
O que vem à sua mente quando perguntam sobre símbolos do autismo? Pode ser que você visualize um quebra-cabeça, girassóis, um símbolo do infinito, ou apenas a cor azul.
Ao longo dos anos, novos símbolos foram surgindo para representar a complexidade do espectro também para promover o acesso e a comunicação em espaços públicos, facilitando a inserção dos autistas na sociedade.
A representação do infinito entre os símbolos do autismo se conecta com o conceito da diversidade neurológica. Esse símbolo colorido traz a ideia de que a neurodiversidade entre as pessoas que estão dentro do espectro autista tem infinitas variações e possibilidades, mesmo tendo semelhanças neurológicas entre elas.
Criado pelos próprios autistas, representa a diversidade de expressão dentro do TEA.O autismo é um espectro, ou seja ele não é linear, não há uma medida exata para todos. Sua complexidade se dá pelas particularidades individuais.
Isso acontece porque o espectro do TEA tem múltiplas formas de se apresentar. Não há uma diretriz rigorosa, e sim a combinação e a intensidade de características diferentes quanto aos interesses, à sensibilidade sensorial, à regulação emocional e ao funcionamento executivo, por exemplo.
Além disso, termos como alto e baixo funcionamento são pejorativos e devem ser evitados! Os níveis de suporte do espectro são uma maneira atualizada de classificar a intensidade das necessidades de apoio de uma pessoa com autismo!